sexta-feira, 29 de maio de 2009

Como parar um troll

"Caros colegas bloggers e restante malta geek, com certeza já ouviram falar do mandamento Don´t feed the troll. Não devemos alimentar o troll, ou seja, não devemos dar-lhe conversa porque no fundo é isso que ele quer, blá blá blá, etc etc etc. Estamos fartinhos de ouvir inúmeras variações deste tema, portanto também quero propor a minha: em vez de nos recusarmos a alimentar o troll, deixamo-lo de água na boca. Misturar água e boca de troll origina uma substância esbranquiçada conhecida como baba.
Como fazê-lo babar? É simples: a primeira vez que o troll comentar e arrear a sua bombinha de mau cheiro, deixamos passar o comentário. Depois respondemos de forma a provocá-lo ainda mais, se possível ridicularizá-lo; quando o troll ler a nossa resposta e começar a babar-se para o teclado, julgando que irá chafurdar na merda com o autor do blogue, como era a sua intenção inicial, moderamos-lhes os comentários e enviamo-los para o limbo do Akismet [Nota aos não-geeks: ferramenta anti-spam do Wordpress].
Um blogue com visitas dá ao blogger o poder de ser escutado – esse poder que o troll cobiça da mesma forma que o Gollum cobiçava o Anel. A esse terrível poder juntamos-lhe, para piorar as coisas, o poder de o silenciar quando ele não está à espera. Um troll está sempre preparado para a rejeição – faz parte do jogo. O que não está preparado é para a impossibilidade de responder quando é provocado.
Eu sei do que estou a falar. Sempre que provoco um troll e lhe corto o pio a seguir, vejo-o a escrever sete ou oito comentários de seguida, cada vez mais frustrado: alguns são tão estúpidos que nem percebem que já estão a ser moderados e desatam a carregar nos bonequinhos dos smileys, pensando que é uma falha do browser (a maior parte usa Internet Explorer 6, embora se diga que dois ou três mais sofisticados já conseguiram actualizar para o 7 – boatos que carecem ainda de confirmação.)
Gosto de imaginar que pelo menos um desses trolls que esbarrou no Bitaites nestes últimos três anos acabou a noite a dar marteladas no monitor e que aquilo explodiu tudo como se fosse um teledisco dos ZZ Top. E que esse troll tinha por hábito navegar com as colunas de som ligadas, claro."

Copiado daqui.

Sem comentários: